sábado, 31 de julho de 2010

Letrinha G

Hoje nós estudamos a letra G. Escrevemos gelo, girafa, galo, galinha, gaiola, gorila, garrafa e muito mais. Depois, desenhamos, contamos as vogais e consoantes e separamos as sílabas batendo palmas.
Nosso trabalho ficou muito bonito e chique. Nós gostamos de aprender a letra G!

                                                                                                          Turma 1º ano C - Professora Nancy

O que é mesmo a PAZ?

    Paz é geralmente definida como um estado de calma ou tranquilidade, uma ausência de perturbações ou agitação. Derivada do latim Pacem = Absentia Belli, pode referir-se à ausência de violência ou guerra. Neste sentido, a paz entre nações, e dentro delas, é o objetivo assumido de muitas organizações, designadamente a ONU.

    No plano pessoal, paz designa um estado de espírito isento de ira, desconfiança e de um modo geral todos os sentimentos negativos. Assim, ela é desejada por cada pessoa para si próprio e, eventualmente, para os outros, ao ponto de se ter tornado uma frequente saudação (que a paz esteja contigo) e um objetivo de vida. A paz é mundialmente representada pelo pombo e pela bandeira branca.

Fonte: Wikipédia



 Vídeo: A PAZ - Roupa Nova - YOU TUBE

terça-feira, 13 de julho de 2010

Qualidade de vida em Brasília

A qualidade de vida da população de Brasília, situa-se dentro dos mais avançados padrões de excelência. Certamente, por ser sede político e administrativa da República, Brasília está dotada de infra-estrutura básicas como segurança, assistência à saúde, escolas e transportes, em nível de eficiência encontrado em poucos locais do país. Possui um moderno aeroporto internacional - 3ª cidade do país em movimento de tráfego aéreo -, metrô, uma enorme frota de ônibus urbano e transporte rodoviário para todo o país.           
O trânsito já foi mais fácil, mas ainda permite se deslocar de grandes distâncias em poucos minutos, que fazem com que a gente da cidade adquira certos costumes pouco peculiares a outras populações de grandes centros. Em 2007 atingiu a incrível marca de um milhão de veículos emplacados. A renda per capita atingiu R$ 14.405,00 ao ano - mais que o dobro da média nacional - e acima de 1/5 da população possui renda média mensal acima de US$ 1,350.00 (2007).           
Os parques da cidade e da água mineral (32.000 hectares), são locais de grande concentração de pessoas de todas as classes, principalmente nos finais de semana e nos feriados prolongados. Diversas atividades físicas e culturais são desenvolvidos no Parque da Cidade - um dos maiores do mundo. Também há opções ao redor da cidade, como é o caso do Salto do Itiquira, perto de Formosa-GO, e Pirenópolis-GO, cidade histórica distante duas horas de carro de Brasília.           
Outro hábito muito peculiar aos habitantes da cidade é o das recepções aos amigos, realizadas em recinto doméstico ou em clubes sociais e esportivos. A cidade possui  clubes de alto nível, geralmente à beira do Lago Paranoá, proporcionando inúmeras opções esportivas e de lazer para as famílias. A cidade possui a 3ª maior frota registrada de lanchas, barcos e embarcações náuticas em geral de todo o país.           
Brasília possui também no Plano Piloto - Lagos Sul e Norte -, a maior concentração brasileira e quem sabe mundial, de piscinas em casas de alto padrão de qualidade, também ao redor do Lago Paranoá. Pistas modernas, bem conservadas e limpas cercam toda a cidade.           
Outros destaques também são os monumentos e prédios públicos, de formas modernas e arrojadas e as construções históricas, como o Catetinho - primeira residência oficial do presidente da república. Como atrativos também se destacam a Torre de TV com vista panorâmica para toda a cidade, feiras de artesanatos, o autódromo internacional Nélson Piquet com grandes atividades esportivas nacionais e internacionais, a Ermida Dom Bosco, Igreja Dom Bosco, Catedral, Jardim Botânico e o Jardim Zoológico. A cidade possui excepcional infra-estrutura hoteleira, a maioria hotéis e flats de 4 e 5 estrelas - a maior concentração nacional, quantidade adequada de táxis, empresas de turismo, locadoras de veículos e passeios turísticos de helicóptero.           
Entretanto, como toda cidade grande, existem também favelas, grandes concentrações de áreas com população de baixa renda, principalmente no entorno. O turista que se dirige à cidade de carro, percebe logo isso nas imediações da cidade. Isso, em razão de promessas políticas de governadores do Distrito Federal, que incentivaram o êxodo de outras regiões para a cidade o que acabou causando o aumento do desemprego e da violência. Para combater isso, Brasília possui a mais moderna frota de veículos de fiscalização de trânsito e segurança pública do país e também proporcionalmente a maior quantidade de homens policiais civis e militares nas ruas, apesar da concentração se dar principalmente no plano piloto.

Brasília - sua identidade!



          Para a construção de Brasília, vieram pessoas de várias regiões do país. Eram os pioneiros, em busca de melhores condições de vida, deslumbrados pela possibilidade de trabalho e atraídos pela proposta de uma remuneração melhor. Eles viveram na chamada "Cidade Livre", hoje Núcleo Bandeirante e também na Vila Planalto. Muitas construções - diversas delas em madeira, são conservadas até hoje e fazem parte do patrimônio histórico da cidade.
          Assim, a cidade recebeu sotaques, cultura e costumes de indivíduos que vinham de todas as regiões do Brasil, mobilizadas rapidamente para a execução deste grandioso empreendimento histórico.
          A população da cidade é predominantemente jovem. Talvez por suas diferenças culturais e diversidade de costumes, esses jovens não incorporaram à sua pronúncia qualquer dos sotaques regionais trazidos de tantos locais.
          Às festas, aos costumes, ao folclore, à cultura, certamente devem permanecer enraizados os regionalismos mais fortemente ensaiados aqui pelas correntes migratórias vindas de todos os pontos cardeais. O tempo e essa gente vêm definindo o que fica e o que sai de lá. Esses jovens vão, progressivamente, marcando a identidade cultural da cidade.

Fonte:http://www.portalbrasil.net/brasil_cidades_brasilia.htm

          QUER SABER MAIS SOBRE A CULTURA DE BRASÍLIA? Então acesse:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Brasília#Cultura


Alerta: HOJE VOCÊ PLANTA, AMANHÃ VOCÊ COLHE!

BRASÍLIA 2060 »

Estudiosos alertam para problemas que Brasília pode enfrentar daqui a 50 anos
Estudo realizado por professores da UnB e da PUC-RJ alerta para o risco de aumento da desigualdade social, do desemprego e de haver uma superpopulação no DF, caso não ocorra uma revisão das políticas públicas




Juliana Boechat
Publicação: 02/07/2010 07:53

Está na hora de pensar nos próximos 50 anos de Brasília. A cidade do futuro depende das ações postas em prática hoje pelos governantes e pela população. Um grupo de especialistas da Universidade de Brasília (UnB) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) elaborou o planejamento estratégico do Distrito Federal e Entorno batizado de Projeto Bsb 100. No documento de 155 páginas, os estudiosos elencaram os principais problemas enfrentados pelo brasiliense. Alertaram que, se nenhuma providência for tomada no futuro próximo, Brasília sofrerá ainda mais com a desigualdade social, superpopulação e desemprego quando estiver prestes a completar 100 anos. O estudo, previsto para ficar pronto no fim do ano, poderá servir de base teórica para as mudanças nas políticas públicas e o desenvolvimento responsável da capital federal.

Segundo a previsão do coordenador do projeto e diretor-geral do Laboratório de Estudos Avançados da PUC-RJ, Tadao Takahashi, a tendência é que grande parte da população tenha mais de 80 anos em 2060. “O que essas pessoas estarão fazendo? Como será o sistema de saúde e de previdência nessa época?”, indagou. “Essas questões devem ser planejadas a partir de hoje”, recomendou.

Entre as principais preocupações para os próximos 50 anos estão a desigualdade social, as condições de trabalho e a geração de renda da população. “O Entorno vai sufocar Brasília”, aposta o engenheiro. Cerca de 90% dos empregos estão no Plano Piloto, e 71% das pessoas moram nas outras cidades. Não só os empregos estão deslocados, mas faltam oportunidades nas cidades-satélites. O emprego deve surgir perto de casa. Hoje, vemos uma juventude esquizofrênica, que não trabalha e não vai à escola”, disse Takahashi.

Cerrado
O cuidado com o meio ambiente e a manutenção das características urbanísticas de Brasília também preocupam os especialistas. Segundo o coordenador do projeto, o cerrado é o bioma que mais sofre com a ação humana. “Um dos principais sinais desse descuido é o lixão a céu aberto que vemos no DF. Em países europeus, por exemplo, essa realidade não existe mais”, comparou. Ele defendeu ainda a revisão do projeto urbanístico de Brasília para possibilitar a implementação de sistemas de transporte público como o metrô, trens elétricos ou ciclovias. “As mudanças têm de surgir a partir de agora. O caminho é longo e esse tipo de transformação não se faz de uma hora para outra”, alertou Takahashi.

O economista e especialista em estudos do futuro da UnB, que também participou da elaboração do projeto, Marcos Formiga, destaca a preocupação com a explosão demográfica do Entorno. “O quadrilátero que definia o Distrito Federal foi totalmente ultrapassado. A linha imaginária não funciona mais como uma delimitação de fronteira”, explicou. Ele acredita que a aproximação das cidades formará um grande conglomerado que unirá Brasília a Goiânia, capital de Goiás. “Pressões demográficas criam desemprego, incrementam a desigualdade social, aumentam a violência e sobrecarregam o sistema de saúde. Não cuidamos de Brasília nos primeiros 50 anos e temos que cuidar agora. Estamos preocupados com o futuro da capital federal. E tudo isso tem solução”, disse Formiga.

Os especialistas defendem a implantação de medidas drásticas para construir um futuro melhor da capital, mas não especificam quais seriam elas. Para Takahashi, a iniciativa deve ser dividida em etapas. A primeira é olhar para 2060 e definir quais as tendências e o que a população espera do futuro. E, então, traçar quais atitudes deverão ser adotadas hoje para se alcançar os resultados esperados. “A urgência é absoluta”, afirmou.

"As mudanças têm de surgir a partir de agora. O caminho é longo e esse tipo de transformação não se faz de uma hora para outra"
Tadao Takahashi, diretor-geral do Laboratório de Estudos Avançados da PUC-RJ


 - ()


Preocupações

Social
Cerca de 90% dos empregos estão no Plano Piloto, enquanto 71% das pessoas moram nas regiões administrativas.

Ambiental
O cerrado é o bioma mais agredido no Brasil. O causador desses prejuízos é o homem.

Trabalho e renda
Os empregos estão deslocados e em falta nas regiões administrativas.

Tombamento
Os cruzamentos da cidade, por exemplo, têm de ser revistos para a inclusão de ciclovias no sistema de transporte de Brasília. Ou ainda para implantar trens elétricos ou metrô para o transporte em massa.

Fonte: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/07/02/cidades,i=200512/ESTUDIOSOS+ALERTAM+PARA+PROBLEMAS+QUE+BRASILIA+PODE+ENFRENTAR+DAQUI+A+50+ANOS.shtml

domingo, 11 de julho de 2010

Projeto Pensando sobre Valores

         BATEU LEVOU?! RESOLVENDO CONFLITOS INTERPESSOAIS NA ESCOLA
Plano de aula - Portal do Professor


Resolvendo conflitos pessoais:





Por que vocês acham que os personagens do vídeo estavam brigando? Que armas foram usadas pelos personagens? O que aconteceu no final?

Tolerância:



O que conseguiram observar no vídeo? Na sua percepção, qual motivo levou os dados a se desentenderem? Como os dados resolveram seus conflitos?


Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10535

Marcamos um golaço em nossa festa junina!

Nossa festa junina foi legal, apesar de não podermos contar com a presença de muitos de vocês. Ano que vem vamos arrasar!

BRASÍLIA CONSCIENTE

3º Bimestre: Brasília Consciente

Mês de agosto - “Sua Identidade”
  • Folclore: Conjunto das tradições, conhecimentos ou crenças de um povo, expresso em suas lendas, contos, fábulas, danças, cantigas de roda e de ninar, comidas, vestimentas, provérbios, superstições, adivinhações, brinquedos etc...
  • E o folclore em Brasília? Como se apresenta? De onde se originou? Vamos pesquisar?

"Conservar o Folclore de uma Terra é unir o seu povo. Cultivando o que é nosso,
 estamos conservando o Brasil unido."

      Comemora-se no dia 22 de agosto Dia do Folclore.



Mês de setembro - “Hoje você planta, amanhã você colhe”
  • Problemas relacionados a Brasília: quais são os grandes problemas enfrentados pelos brasilienses hoje? E nos próximos 50 anos, ou seja, em 2060, quantos anos você terá? Quais serão os problemas que a cidade vai enfrentar? Será que podemos começar a pensar e agir para que tenhamos um futuro melhor? Se você fosse candidato político, teria alguma idéia para melhorar algum aspecto de nossa cidade? Vamos pensar?


"As mudanças têm de surgir a partir de agora. O caminho é longo e esse tipo
 de transformação não se faz de uma hora para outra"

Tadao Takahashi, diretor-geral do Laboratório de Estudos Avançados da PUC-RJ


Projeto Teclando e Aprendendo

1) Justificativa Diante de tantas transformações no mundo atual e da velocidade em que as informações circulam no nosso meio e cientes que a tecnologia está cada vez mais presente no nosso dia-a-dia, não podemos deixar nossos alunos alheios ao contato com a informática, visto que esta constitui-se numa poderosa ferramenta para reforçar os conhecimentos construídos em sala de aula de uma maneira lúdica, prática e eficiente.
Contamos em nossa escola com uma Sala de Informática que visa oportunizar tanto aos alunos, quanto aos professores e agentes da educação a realização de atividades prazerosas e cheia de novidades, tanto no horário regular quanto no horário de Escola Integral.

2) Objetivo geral
• Utilizar o computador, desenvolvendo a habilidade de manuseio do mouse e do teclado, para brincar e construir o conhecimento, de uma maneira lúdica e prazerosa;

3) Objetivos específicos
• Desenvolver projetos com professores e alunos com produção de mídia como resultado final do conhecimento adquirido;
• Criar contas de –email e blog;
• Criar blog para aprendizagem colaborativa;
• Utilizar o LINUX e aprender a trabalhar nas ferramentas disponíveis (impress, writer...);
• Conhecer e manipular softwares de desenho que possibilitem a criação livre;
• Manipular softwares de desenho livre dentro de objetivos pré-estabelecidos;
• Utilizar recursos do computador para a escrita (produção de textos);
• Utilizar softwares de jogos matemáticos para desenvolver o raciocínio lógico-matemático;
• Iniciar contato com a Internet como ferramenta de pesquisa;
• Produção de desenhos e atividades que estimulem práticas cidadãs de acordo com temas trabalhados em sala;
• Aprender a preservar os equipamentos e o espaço de trabalho, incluindo os aspectos relacionados à manutenção e à limpeza do ambiente;
• Aprender a compartilhar o computador com os outros, respeitando o tempo e ritmo de cada um;
• Aprender a respeitar o tempo destinado ao cumprimento da tarefa;
• Trabalhar a correta postura corporal no manuseio das máquinas, a forma correta de posicionar as mãos, os braços e as pernas, evitando problemas musculares, lombares e demais debilitações da saúde;
• Desenvolver procedimentos de massagem e relaxamento antes e após o uso da máquina, evitando cansaço, stress e debilitações da saúde;

3) Conteúdos
• Linux e ferramentas
• Internet, e-mail, blog...
• Pesquisa
• Produção de texto
• Leitura e interpretação de textos
• Resolução de problemas
• Jogos educativos
• Cores e formas geométricas;
• Desenho livre;
• Alfabeto e numerais;
• Histórias infantis...

4) Procedimentos metodológicos
Item 1:
Uma vez por semana, a professora da turma conduzirá seus alunos até a sala de informática realizando as seguintes tarefas:
• Orientar quanto à postura correta ao utilizar o computador;
• Trabalhar o relaxamento das mãos, antes e depois da atividade;
• Dividir a turma em duas partes e acomodar 2 alunos por computador a cada 30’, ficando a outra parte realizando atividades com um estagiário;
• Propor atividades de acordo com o planejamento semanal e de acordo com os temas trabalhados;
• Instruir quanto a conservação dos equipamentos.

Item 2:
Através do Projeto Você Pode Ser Feliz em Brasília, na coordenação pedagógica, disponibilizar os computadores para formar os professores e servidores interessados.

Item 3:
No horário da Escola Integral os alunos terão 1 aula por semana com o monitor para o desenvolvimento do Projeto Coquetel de Letras e 1 aula por semana com outro monitor para o desenvolvimento do Projeto Jogando Limpo, de acordo com os devidos planejamentos.

5) Tempo previsto
50 minutos de aula a realizar-se durante o ano de 2010.

6) Público-alvo
Alunos, professores e servidores da escola

7) Materiais necessários
Computador, impressora, softwares diversos...

8) Avaliação
Observação do desenvolvimento das crianças e acompanhamento do desempenho dos professores e servidores com o uso das máquinas.

Projeto Compartilhando Saberes

PROJETO COMPARTILHANDO SABERES

1 - Justificativa:
Com a mudança de atendimento da modalidade de Educação Infantil para o Ensino Fundamental há a necessidade de estudos constantes e formação de práticas pedagógicas atuais dos envolvidos no processo ensino-aprendizagem. A escola necessita garantir a construção e a reflexão conjuntas do trabalho, bem como a apropriação dos valores e princípios de sua proposta, na busca constante de um nível cada vez mais avançado de integração, unidade e qualificação do trabalho e das formas de encaminhamento do trabalho. Acreditamos que, mesmo cada profissional tendo seu estilo próprio, é imprescindível que a escola tenha algumas idéias fundamentais discutidas e definidas entre os membros de sua equipe, garantindo, assim, unidade e coerência na ação didático-pedagógica, o que, por sua vez, dá à escola a sua identidade.

2 – Objetivos

• Qualificar a equipe pedagógica e a administrativa da escola;
• Realizar a formação continuada do corpo docente, da direção, dos agentes da educação e dos bolsistas universitários;
• Atualizar procedimentos da prática pedagógica;
• Promover a leitura de textos, livros, periódicos etc., visando atualização de conhecimentos;
• Discutir e avaliar a prática pedagógica;
• Desenvolver a criatividade.

3. Ações
• Estudo dos interesses e necessidades do grupo para realização de estudo;
• Observações da coordenação e dos professores em sala de aula, seguidas de análise e reflexão conjuntas sobre a prática pedagógica;
• Troca de experiências;
• Reuniões pedagógicas semanais - gerais e individuais - com a coordenação, para realização de estudos de interesse do grupo reflexão da prática pedagógica.

4. Conteúdos:
4.1 – Legislação
4.2 – Procedimentos didáticos (prática pedagógica)
4.3 – Higiene e Saúde
4.4 – Relacionamento interpessoal
4.5 – Avaliação
4.6 – Valores
4.7 – Educação Inclusiva

Sugestão de formação dos bolsistas universitários pra a Escola Integral:

• Legislação - visão panorâmica das leis que regem a educação e o trabalho do bolsista (Constituição, ECA, LDB, PCNs, Orientações Curriculares/DF, Portaria)
• PPP da escola
• Noções de planejamento de aula: objetivo, habilidades, avaliação, etc...
• Postura do bolsista: relacionamento professor X aluno, professor X coordenador/direção, aluno X aluno
• Conhecer oficinas/projetos de sucesso tanto no DF como no Brasil
• Como lidar com os alunos ANEEs

4 - Público alvo:
Professores, bolsistas universitários, direção e agentes de educação.

5 - Responsáveis pelo projeto:
Direção e supervisão pedagógica

6 - Duração:
Ano letivo de 2010

7 - Recursos materiais:
• Textos, slides, computador, impressora, internet etc.

8 - Avaliação:
As ações desenvolvidas serão avaliadas periodicamente nas coordenações pedagógicas sobre a transformação da prática pedagógica e procedimentos de rotina realizados no cotidiano escolar.

sábado, 3 de julho de 2010

A Escola Classe 413 Sul conectada com o mundo... Copa.

Essa Copa não deu, mas que venha 2014! Mas não foi por falta de torcida: nós fizemos a nossa parte!