ESCOLA CLASSE 413 SUL
PROJETO: O CORAÇÃO DO BRASIL (BRASÌLIA)...
CONECTADO COM O MUNDO!
OBJETIVOS
• Reconhecer aspectos do bullying e valorizar a cultura da paz, relacionando com a Festa Junina e a Copa do Mundo;
• Conhecer o significado da Festa Junina e suas características; .
• Conhecer a história das copas.
• Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas, do Brasil e do mundo
• Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais do Brasil e de outros países.
• Identificar cada país e os dias que jogam.
FORMULAÇÃO DOS PROBLEMAS
• . Você já ouviu a palavra Bullying? O que significa?
• . O que significa Paz? O que queremos para nossa escola: paz ou violência?
• . O que significa FESTA JUNINA?
• O quer dizer Copa do Mundo?
• (trabalhar conceitos como união, amor, paz, disciplina, solidariedade = SUCESSO
• Onde será realizada a Copa do Mundo?
• Quais são as comidas e danças típicas dos países participantes?
• Você conhece algum desses países?
TEMPO DA ATIVIDADE: meses de maio, junho e julho
PROCEDIMENTOS (atividades a desenvolver)
• Conversa informal sobre bullyng e sobre paz;
• Vídeo sobre os assuntos tratados com observação dirigida e discussão;
• Produção de texto: como posso colaborar para que minha sala de aula (minha escola) tenha paz;
• Confecção de cartazes, slogans, receitas sobre paz (diversificar gêneros textuais...)
• Pesquisa para casa sobre a origem da festa junina;
• Atividades com músicas, danças, artes (releitura de obras de arte) sobre festa junina, modo caipira, área rural e urbana, plantação e colheita do m ilho;
• Receitas da festa junina com milho (canjica, pamonha, bolo de fubá etc.)
• Relacionar músicas, danças, festas do Brasil com de outros países;
• Mostrar fatos aos alunos, ler textos ou exibir vídeos sobre as Copas.
• Leitura do texto: Jogo de bola (Cecília Meireles)
• Leituras sobre as copas (jornais, revistas, livros)
• Montar uma revistinha da copa com atividades desenvolvidas nas diversas disciplinas.
TEMAS TRANSVERSAIS
Ética e cidadania: Envolver todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial, abordar a união dos povos pelo esporte, a necessidade de um trabalho coletivo bem planejado , o respeito entre os envolvidos e com as regras, bem como aceitação de que não se vence sempre... Que temos que aceitar a derrota e dela extrairmos novas estratégias.Pluralidade cultural: Observar a língua falada em outros países e resgatar alguns usos e costumes de alguns países que nós, brasileiros, herdamos. As colônias brasileiras nos países que sediam a Copa e colônias destes países no Brasil.
Músicas: sobre paz, festa junina (típicas do interior), copa do mundo...
Ed. Física: Organizar um jogo de futebol / As regras do futebol e a função de cada jogador./ Tipo de roupa adequada para a prática do futebol (uniforme). / Organização da fila e Posição adequada para cantar o Hino Nacional.
Vídeo: Franklin aprende a jogar bola (aborda a questão do preparo físico, a técnica – regras e a ação coletiva do grupo) Cartoon network – tv a cabo.
Hino Nacional: A letra do hino enfatizando as palavras que as crianças mais erram; pesquisa no dicionário do significado das palavras mais difíceis;
Músicas de copas anteriores, músicas que abordam o tema futebol, bem como jingles antigos e recentes com o tema futebol.
Texto: Jogo de bola (Cecília Meireles);
Livros de literatura infantil (na sala da Janaína tem um) - interpretação e ilustração;
Atividades de escrita e leitura como cruzadinhas, caça-palavras, curiosidades, trava-línguas, etc.
Organização de Listas de nomes comuns no futebol, de nomes próprios (nome dos jogadores, técnico, juiz e demais personalidades do futebol na Copa;
Observar a língua falada nos países envolvidos na Copa, dando ênfase à África do Sul que sedia o campeonato e os que disputam diretamente com o Brasil;
Leitura de noticiários diários – textos jornalísticos;
Matemática:
Quantas vezes o Brasil foi campeão? Significado das palavras PENTA, HEXA (bem como tetra, tri, bi-campeão), tabelas, situações-problema
Significado dos termos: oitavas de final, quartas de final, semi- final e final.
Quantidade de jogadores num jogo de futebol.
Os reservas da seleção (função)
Agenda da copa
Análise do placar dos jogos do Brasil
O comércio que envolve a Copa (bandeiras, camisetas, apito, etc...
História e Geografia:
História das Copas e localização dos países....
Sede da Copa
Curiosidades sobre a vida das pessoas do país onde ocorre a Copa. (usos e costumes)
Localização no mapa da sede da Copa
A Bandeira Brasileira
As bandeiras dos países que estão sediando a Copa
As bandeiras dos demais países
Falar que todos os países tem o seu Hino Nacional
Mãos de obra temporária que surge em razão da copa.
O respeito às demais seleções
Reforçar o espírito patriótico
Retrospectiva das Copas
Ciências:
A saúde: alimentação, prática de esportes, o condicionamento físico, saúde mental, o repouso
O exame anti-doping; Campanha anti-drogas (na historia das copas, esta foi a única que até o momento todos os exames anti-doping obteve resultados negativos)
O fumo e o álcool: são incompatíveis com a prática de esportes;
Os valores nutricionais de alguns alimentos;
Dicas para uma dieta bem equilibrada para as crianças
Montar com as crianças um cardápio
Cuidados com os fogos e balões (tanto na festa junna como na Copa do Mundo)
AVALIAÇÃO
Participação individual e em grupo em cada etapa de trabalho.
Elaboração das pesquisas, de tabelas, de cartazes, ensaio das coreografias, etc.
Adaptado do blog: http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2010/05/projeto-copa-2010.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário