TEMA GERAL: VOCÊ PODE SER FELIZ EM BRASÍLIA!
SUB-TEMAS: BRSÍLIA CONSCIENTE: SUA IDENTIDADE - QUEM PLANTA HOJE, COLHE AMANHÃ!
JUSTIFICATIVA:
Brasília é uma cidade jovem, com apenas 50anos de idade. E como foi uma cidade planejada, que nasceu em meio à mata virgem, Brasília é constituída de pessoas de diversos lugares do Brasil,que vieram em busca de melhores condições de vida: é como se fosse uma espécie de resumo da nação brasileira.
Um lugar onde não só os traços se cruzam, mas também onde várias histórias se misturam e formam a identidade do povo de Brasília. Diante de tanta diversidade cultural e costumes os jovens que, ainda é a maioria da população, não incorporaram à sua pronúncia qualquer sotaque trazido de outros locais. Quanto às festas, aos costumes, ao folclore, à cultura produzida aqui, certamente deve sofrer a influência dos regionalismos trazidos por toda essa gente, que progressivamente irá marcar a identidade cultural de nossa cidade.
Torna-se necessário que nossos alunos conheçam as características do povo brasiliense e descubram quais são os principais problemas que afligem nossa população. Como este ano haverá eleição podemos possibilitar aos nossos alunos o desenvolvimento do senso crítico, da reflexão e da construção do seu projeto de vida a partir de pesquisas sobre problemas atuais da cidade e tentar buscar propostas ou idéias que venham a sugerir melhoria para a qualidade de vida dos brasilienses e, quem sabe apresentar aos candidatos políticos. Desta forma aprenderão a exercer a sua cidadania de maneira mais CONSCIENTE.
OBJETIVOS
• Resgatar a origem da identidade de Brasília e sua cultura;
• Descobrir as principais manifestações folclóricas do Brasil que influenciam a cultura popular brasiliense;
• Respeitar as diferenças étnicas;
• Desenvolver a percepção espaço-temporal;
• Ampliar a compreensão sobre o espaço físico e cultural de Brasília;
• Compreender o presente através de elementos do passado;
• Pensar sobre valores que possam contribuir para o bem-estar de sua vida;
• Conhecer e pensar sobre os principais problemas da cidade;
• Desenvolver a criatividade e a habilidade de pesquisar;
CONTEÚDOS
• Serão trabalhados a partir do recorte temático no currículo previsto para cada ano/série, procurando integrar, de maneira interdisciplinar, conceitos, procedimentos e atitudes, partindo da idéia de que o conhecimento das diferentes histórias pertencentes ao espaço em que vivem oferece aos alunos a possibilidade de compreender a si mesmos e à vida coletiva de que fazem parte (contextualização):
o Português: gêneros textuais diferentes (lendas, adivinhas, mitos...)
o Matemática: contagem, ordem dos números, gráficos, tratamento das informações, brincadeiras...
o Geografia: população – formação e origem - identidade
- formação da cultura e folclore de nossa cidade (comidas típicas, linguajar, festas populares...)
- infra-estrutura da cidade (transporte, violência, economia, rede de esgoto, moradia ...)
- aspectos do folclore: (linguagem, ditados populares, , trava-língua, parlendas, lendas e mitos, medicina popular, instrumentos folclóricos, folias, danças regionais, brincadeiras, comidas típicas, músicas regionais...)
o História: origem da família – de onde vieram, por que vieram (em busca de que?), o que trouxeram de bagagem cultural...
o Ciências: problemas relacionados à saúde e o que causam...
FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS
• De onde vieram as pessoas que vivem em Brasília?
• De onde se originou a cultura popular de povo brasiliense?
• Quais são os grandes problemas enfrentados pelos brasilienses hoje?
• Nos próximos 50 anos, será que os problemas serão os mesmos?
• Podemos começar a pensar e agir agora para que a cidade tenha um futuro melhor?
• Se você fosse candidato político teria alguma idéia para melhorar algum aspecto de nossa cidade?
PROCEDIMENTOS
Para a professora
• Planejamento coletivo com alunos (pedagogia de projetos – projeto investigativo):
O que já sabemos sobre o assunto? (conhecimentos prévios)
O que queremos saber? (levantamento dos interesses e problematização)
Como vamos saber, descobrir? (investigação)
O que aprendemos? (produção do conhecimento)
Como vamos registrar? (socialização)
• Problematização: roda de conversa, leitura de manchete, de histórias, uma música, uma poesia, etc. (PARA DESENCADEAR O PROBLEMA);
• Realizar intervenções didáticas planejadas pelo professor;
• Desenvolver atividades criativas;
• Contextualizar a aprendizagem de modo que o aluno aprenda a fazer fazendo, errando, problematizando, levantando hipóteses, investigando, refletindo, pesquisando, discutindo, construindo, investindo na capacidade de aprender a aprender (valorizar o potencial do aluno);
• Registrar e organizar as atividades realizadas no portfólio, registrando as produções individuais e/ou em grupo para que o aluno possa rever e retomar aquilo que foi aprendido e a auto-avaliar a evolução do seu aprendizado.
• Envolver os pais tanto na participação da aprendizagem (como entrevistas, por exemplo), como na avaliação do trabalho (como eles perceberam a aprendizagem dos filhos?).
• Participativa, investigativa, construtiva (envolvente), colaborativa.
• Uso de tecnologias (TIC’s)
• Pesquisa participante
Sugestões de atividades a desenvolver com alunos (intervenções pedagógicas):
• Conversa informal sobre família, nome e sobrenome, origem da família...
• Vídeos sobre os temas tratados com observação dirigida, seguida de discussão sobre os principais aspectos;
• Produção de texto: adivinhas, lendas, mitos, parlendas, palavras cruzadas... (montar mural ou livro...)
• Confecção de cartazes, slogans, receitas...(diversos gêneros textuais);
• Pesquisa para casa sobre a origem da família,
• Entrevistas com os pais, avós, vizinhos de estados diferentes (de onde vieram, por que vieram - em busca de que?), o que trouxeram de bagagem cultural... GRAVAR a entrevista;
• Atividades com músicas, danças, artes (releitura de obras de arte) sobre folclore;
• Simulação de eleição, com candidatos, eleitores, mesários, propaganda política;
• Observação das ruas onde moram e por onde passam, identificando possíveis problemas...
• Ampliar a observação: visitar em algum local para observarem aspectos como: limpeza, tipos de construção, calçamento, trânsito, etc.
• Fazer leitura de temas propostos e pedir que os alunos produzam textos (parlendas, cordel, poesia...) baseados no trabalho desenvolvido;
• Produzir slides, apresentação eletrônica do que aprenderam (por exemplo: os alunos improvisam filmagens dos pontos da cidade sobre o tema pesquisado montam os vídeos fazendo as devidas formatações e terminam propondo como gostariam que fosse aquele local, com sugestões que a população pode adotar).
• Montar linha do tempo de quando as pessoas vieram para cá;
• Observar e analisar fatos, situações de forma a garantir a boa qualidade de vida;
• Montar gráficos com os principais problemas da cidade e fazer a interpretação;
• Montar murais sobre os temas;
• Confecção de fantoches de personagens folclóricos e de um personagem brasiliense;
• Ensaiar uma dança com ritmos diferenciados (axé, samba, pagode – que mais influenciam o povo de Brasília)
• Produzir maquetes
• Mapa-múndi com a origem das famílias (dentro do Brasil e em outros países
• Elaborar o dia da brincadeira folclórica: cada turma responsável por uma brincadeira e faz um rodízio (amarelinha, cabra-cega, chicotinho-queimado, estátua, passa-anel, lenço-atrás...)
• Festival de comidas típicas com a colaboração dos pais: cocada, pé-de-moleque, canjica, pipoca, biscoito frito, pão-de-queijo...
• Gincana
• Campeonato de adivinhas
• Desfile de trajes típicos;
• Dramatização de uma lenda...
• Confecção de álbuns de remédios caseiros (pode dar para o pai...) feitos de raízes, folhas e flores com indicações medicinais;
• Após conhecer algumas adivinhações, os alunos elaboram as suas próprias;
• Pesquisar frases de pára-choques de caminhão;
• Confecção de pipas (ajuda dos pais...)
• Pesquisar no laboratório da escola;
• Visitar o blog da escola e fazer comentários;
• Produção de material para o blog;
TEMAS TRANSVERSAIS
• Ética e cidadania: sensibilizar-se pela necessidade de construção de uma sociedade justa, adotar atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças sociais
• Pluralidade cultural: diversidade do patrimônio cultural brasileiro, reconhecendo a diversidade como um direito dos povos e dos indivíduos
• A Saúde identificando fatores de risco aos indivíduos necessitando adotar hábitos de auto-cuidado.
TEMPO PREVISTO DA ATIVIDADE
• Meses de agosto e setembro
CULMINÂNCIA:
• Festa dos pais (família)/aniversário da escola com barriquinhas das comidas típicas que influenciaram a culinária brasiliense (arroz carreteiro, pão de queijo e suco de ......., churrasco), vestuário etc. organizadas pelos professores, alunos e direção.
• Exposição com o tema: Brasília, sua identidade cultural – exposição dos trabalhos realizados
• Produção de mídia sobre eleição (trabalho de alunos)
BIBLIOGRAFIA
Revista Pedagógica: PÁTIO. Ano IX, nº 33 – fevereiro/abril 2005. Seção Panorama: A poesia das ruas, p. 39. Projeto desenvolvido pela Professora Patrícia Mergulhão, 2ª série, Recife/PE
Apostila do SESI sobre Folclore
Texto: Influências diversas formam a identidade do povo de Brasília. Reportagem do Jornal Nacional, edição do dia 24/04/2010
Blog da escola: escola413sul.blogspot.com
http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/educomunicacao.htm
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