ESCOLA CLASSE 413 SUL
BRASÍLIA CANTA SEUS ENCANTOS! - 4º bimestre
Subtema – PROFESSOR: UMA PONTE PARA O SUCESSO! - Outubro
Subtema – AMO E SOU FELIZ EM BRASÍLIA! - Novembro/Dezembro
"Os Educadores-sonhadores jamais desistem de suas sementes, mesmo que não germinem no tempo certo...Mesmo que pareçam frágeis frente às intempéries...Mesmo que não sejam viçosas e que não exalem o perfume que se espera delas.O espírito de um mestre nunca se deixa abater pelas dificuldades. Ao contrário, esses educadores entendem experiências difíceis como desafios a serem vencidos. Aos velhos e jovens professores, aos mestres de todos os tempos que foram agraciados pelos céus por essa missão tão digna e feliz.Ser professor é um privilégio. Ser professor é semear em terreno sempre fértil e se encantar com a colheita. Ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes"(Gabriel Chalita)
JUSTIFICATIVA:
Educar é uma missão que guarda em si um mundo repleto de possibilidades. Entre elas, a capacidade de despertar no outro um sem-número de qualidades adormecidas Cabe aos educadores conceder às crianças e jovens o direito de escolha. Sem o professor, torna-se impossível adquirir o equilíbrio, a força e a vitalidade necessária para fazer de Brasília, um lugar comprometido com a formação de cidadãos felizes. E ainda, por que não, um país, cuja nação será consciente e intelectualmente capaz de construir as bases sólidas que sustentarão os sonhos das novas gerações, com vistas à qualidade de vida e à sustentabilidade do nosso planeta.
OBJETIVOS GERAIS PARA OS TEMAS
· Reconhecer as características das crianças, seus direitos e deveres;
· Resgatar o valor do professor para a vida do aluno e para a sociedade;
· Identificar o que há de belo em Brasília (projetos, pontos turísticos, parques etc) que fazem as pessoas felizes;
· Pesquisar de que maneira as pessoas podem ser felizes em Brasília;
· Documentar, através do portfólio, os estudos sobre Brasília, concluindo como PODEMOS SER FELIZ EM BRASÍLIA.
CONTEÚDOS RELACIONADOS: 1º ANO
· PORTUGUÊS
Textos não verbais, imagens, logos e títulos conhecidos;
Livros e obras infantis
Ditado de textos
Produção de texto individual
Narração
· MATEMÁTICA
Trajetória, orientação e deslocamento
Representação e identificação de espaços e objetos
Noção de lateralidade, posicionamentos e comparações: horizontal/vertical;
Semelhanças e diferenças entre as formas geométricas espaciais e planas;
· CIÊNCIAS
Seres Vivos
Ambientes naturais e ambientes construídos
Ciclos da vida do homem.
· HISTÓRIA
Dia das crianças
Dia do professor
· GEOGRAFIA
Representação e localização de objetos e pessoas;
· TEMAS TRANSVERSAIS
Meio ambiente
PROCEDIMENTOS
· Planejamento coletivo com alunos (pedagogia de projetos – projeto investigativo):
O que já sabemos sobre o assunto? (conhecimentos prévios) | O que queremos saber? (levantamento dos interesses e problematização) | Como vamos saber, descobrir? (investigação) | O que aprendemos? (produção do conhecimento) | Como vamos registrar? (socialização) |
Sugestões:
Ser professor é uma responsabilidade muito grande, pois o professor educa pessoas e se torna co-responsável pelos futuros papéis que elas vão desempenhar no mundo. Para vir a ser um bom professor, é preciso ser inteligente, comunicativo, criativo e dinâmico, pois será necessário estudar a vida toda e gostar disso, aprender a lidar com crianças, adolescentes e adultos e, acima de tudo, ter espírito inovador e gostar de enfrentar desafios.
Sobre as crianças:
· Conversa informal: o que é ser criança? Como a criança chega na escola? Como ela aprende? (fortalecer a importância do professor na vida das crianças)
· Livro dos direitos das crianças (e deveres também)
· Quais são os deveres das crianças em casa ( como ela ajuda em casa – pesquisa com os pais) e na escola?
· Produção de texto coletivo: Sou criança porque.../Ser criança é....
· Leitura diversas sobre crianças/interpretação/desenhos
· Usar formas geométricas para desenhar crianças
· Narração: as crianças podem narrar um dia de criança/dia das crianças – escrever coletivamente etc e depois desenhar;
· Brincadeiras para as crianças (desenhar no papel a brincadeira)
· Mural: características das crianças
· Trabalhar a posição dos alunos na sala de aula: quem está na frente, atrás etc. – construir maquete da sala...
Sobre o professor:
· Conversa informal: O que é ser professor? Características do professor...,quem quer ser professor? Qual o papel do professor? Qual a importância do professor na vida do aluno?
· Pesquisa sobre a vida de um professor de Brasília - famoso ou não (experiência)
· Pesquisa com os pais sobre algum professor que marcou a sua vida; (pode apresentar na culminância)
· Produção de texto O que eu quero ser quando crescer? Quero ser professor...
· Confecção de cartão para o professor (junto com os pais)
· Confecção de mural em homenagem aos professores com trabalhos dos alunos.
Sobre a escola: (1º ano)
· Pesquisar e registrar:
1. Qual é o aspecto geral da escola?
2. Há espaços verdes? Qual é o estado de conservação? Que tipos de plantas
existem?
3. Quais são os aspectos que precisam de ser melhorados?
4. Quais são os aspectos que agradam mais aos vários membros da comunidade
escolar?
5. O que pensa a comunidade envolvente do aspecto geral da escola?
6. Existem evidências de vandalismo na escola?
7. Qual é o estado de conservação dos materiais?
8. Quem participa na manutenção dos jardins?
9. Existe na escola alguma forma explícita de apelar ao silêncio dentro dos edifícios escolares?
10. O ruído de uma sala de aula ouve-se na sala vizinha?
11. O ruído do exterior é incomodativo? O que é que o provoca?
12. Os edifícios da escola foram construídos de alguma forma específica para evitar a transmissão de ruído, por exemplo, com vidros duplos?
13. Existe alguma campanha que sensibilize para o silêncio?
Sobre a escola: (2º ano)
· Pesquisar e registrar:
BIODIVERSIDADE
1. A escola possui espaços verdes amplos? Em caso negativo, o que impede?
2. Que variedades de plantas estão cultivadas?
3. Existem árvores de fruto?
4. Existe alguma horta biológica?
5. Quem tem a função de tratar dos espaços verdes? Os alunos participam ativamente?
6. O fertilizante utilizado é composto orgânico ou é um químico de síntese?
7. Na escola existe algum lago ou aquário?
8. Existe algum inventário da fauna existente nos espaços exteriores (aves, anfíbios, mamíferos, outros)?
9. Como são divididas as responsabilidades?
10. Já foram contactados alguns agricultores, jardineiros, ou engenheiros agrónomos para sensibilizar os alunos sobre a importância da biodiversidade? Os alunos sentiram-se interessados?
ESPAÇOS EXTERIORES
1. Qual é o aspecto geral da escola?
2. Há espaços verdes? Qual é o estado de conservação? Que tipos de plantas existem?
3. Quais são os aspectos que precisam de ser melhorados?
4. Quais são os aspectos que agradam mais aos vários membros da comunidade escolar?
5. O que pensa a comunidade envolvente do aspecto geral da escola?
6. Existem evidências de vandalismo na escola?
7. Qual é o estado de conservação dos materiais?
8. Quem participa na manutenção dos jardins?
Sobre a escola: (3º ano)
· Pesquisar e registrar:
AGUA
1 - A escola tem alguma política de poupança de água?
2. Quantos litros de água se consomem em média por mês?
3. Utiliza-se algum procedimento para reduzir ou alertar para o gasto de água nos banheiros? E nos vasos sanitários? E em torneiras abertas?
4. A água da chuva é reaproveitada para alguma função?
5. Que cuidados há na escola para evitar a contaminações de águas?
6. Existem fugas de água?
7. São feitas campanhas de sensibilização ou outro tipo de ações para reduzir o consumo de água?
8. A comunidade escolar está sensibilizada para atuar de forma a poupar água?
9. Quais as attividades que consomem mais água? O que fazer? Como?
TRANSPORTES
1. A escola possui algum contrato com alguma empresa de transportes? Se sim, está satisfeita com o serviço prestado? Porquê?
2. A regularidade dos transportes públicos existentes é adequada ao período de aulas?
3. A escola possui algum parque de estacionamento de bicicletas? E para viaturas privadas?
4. Entre os alunos existe partilha de transportes privados? E entre os professores? E entre os funcionários?
5. Existe muito tráfego automóvel?
6. O que é que poderia ser melhorado nos hábitos dos alunos, professores, funcionários e mesmo ao nível dos transportes públicos?
Sobre a escola: (3ª série)
· Pesquisar e registrar:
AGUA
1 - A escola tem alguma política de poupança de água?
2. Quantos litros de água se consomem em média por mês?
3. Utiliza-se algum procedimento para reduzir ou alertar para o gasto de água nos banheiros? E nos vasos sanitários? E em torneiras abertas?
4. A água da chuva é reaproveitada para alguma função?
5. Que cuidados há na escola para evitar a contaminações de águas?
6. Existem fugas de água?
7. São feitas campanhas de sensibilização ou outro tipo de ações para reduzir o consumo de água?
8. A comunidade escolar está sensibilizada para atuar de forma a poupar água?
9. Quais as atividades que consomem mais água? O que fazer? Como?
Sobre a escola: (4ª série)
· Pesquisar e registrar:
· Visitar o parque ecológico próximo a escola.
POLÍTICA DE GESTÃO AMBIENTAL DA ESCOLA
1 – O estabelecimento de ensino possui alguma Politica de Gestão Ambiental?
Em caso afirmativo, é adequada à escola? Em caso negativo, porquê?
2. A escola mantém-se razoavelmente limpa?
3. Existem informações sobre o ambiente espalhadas pela escola?
4. A escola tem algum “Clube do Ambiente” ou está envolvida num projecto
de índole ambiental?
5. A escola assina alguma revista de ambiente?
6. É frequente realizarem-se campanhas ou formação ambiental? Quem é o
público alvo? Quais foram os resultados dessas acções?
7. Há actividades ambientais extracurriculares? Quem é o público alvo?
8. A escola costuma participar em concursos, exposições ou palestras sobre
o ambiente em outros locais?
9. A comunidade envolvente sabe das actividades desenvolvidas pela
comunidade escolar?
10. Caso tivesse que haver uma mudança ambiental na escola, quem estaria
interessado em participar e colaborar?
RESÍDUOS
1. Que quantidade de resíduos é produzida na escola durante uma semana (pode
ser analisada em peso ou número de contentores)?
2. Que tipos de resíduos são produzidos (papel, plástico, metal, vidro, matéria
orgânica)?
3. A escola faz alguma recolha selectiva ou reciclagem?
4. A escola tem algum programa em que incentive à reutilização dos materiais,
por exemplo, reutilização de papel usado só de um lado?
5. A cozinha reencaminha os resíduos orgânicos para algum compostor, com
o objetivo de produzir composto (fertilizante orgânico para plantas)?
6. A comunidade escolar tem consciência das quantidades de resíduos geradas
na escola e dos problemas associados ao seu descarte?
7. É frequente ver resíduos espalhados pelo chão da escola?
8. Os contentores são suficientes para a quantidade de lixo produzida diariamente?
Existem contentores específicos (ou ecopontos) para o papel, plástico
e metal e vidro?
9. Quais são as medidas que se podem implementar para tentar reduzir a
quantidade de resíduos?
10. Quem pode contribuir fortemente para a redução dos resíduos?
11. O que pode a comunidade escolar fazer para que os resíduos gerados tenham
um destino final ambientalmente mais adequado?
Sobre Brasília:
· Conversa sobre o que aprenderam sobre Brasília (registros diversos);
· Pesquisa com a comunidade escolar: COMO SOU FELIZ EM BRASÍLIA? Ou O QUE ME FAZ FELIZ EM BRASÍLIA? – CONFECCIONAR UM GRANDE MURAL ;
· Pesquisar coisas belas sobre Brasília que fazem as pessoas felizes (o amanhecer de Brasília, projetos de solidariedade (idosos, creches...)
· Campanha de solidariedade para o Natal: asilos, creches...
· Paisagens de Brasília (naturais – cerrado e construídas – cidade enfeitada de Natal)
· Músicas sobre Brasília
· Conclusão do portfólio
TEMPO PREVISTO DA ATIVIDADE
· Meses de outubro, novembro e dezembro
CULMINÂNCIA:
· Festa das crianças: brincadeiras, show de talentos, almoço especial - churrasco);
· Tema: Professor: uma ponte para o sucesso – festa para os professores, com apresentação dos alunos e Reunião de pais;
· Tema : Amo e sou feliz em Brasília – que tal uma exposição dos trabalhos realizados durante o ano?
· Apresentações em dezembro: Cantata de Natal/ reunião de pais
· Festa da 4ª série
BIBLIOGRAFIA
www.futurosustentavel.org] – Caderno A21
Nenhum comentário:
Postar um comentário