1 - JUSTIFICATIVA
Neste ano, a EC 413 Sul iniciou o atendimento aos alunos matriculados nas Séries Iniciais, recebendo uma clientela diferenciada, tanto na formação de valores e princípios, quanto na diversidade sócio-econômica. Desde o início do ano letivo, alguns alunos apresentaram comportamentos inadequados dentro do ambiente escolar necessitando de uma intervenção maior por parte da Equipe Gestora e Professores da Escola. Daí a necessidade da construção deste projeto, como uma prática restaurativa para os alunos envolvidos em situações conflitantes envolvendo-os em um clima de cooperação e atitudes preventivas de sustentabilidade, combate à dengue e à produção do lixo, desperdício de papel e sabão, violência etc. envolvendo os alunos com perfil de liderança negativa em ações positivas.
2 - OBJETIVOS
Geral:
· Desenvolver práticas restaurativas diárias de observação e ação para reduzir a agressividade dos alunos envolvidos em situações conflitantes, tornando-os atuantes e participativos;
Específicos:
· a) Praticar atitudes diárias de respeito ao ambiente e à sustentabilidade, apoiadas nos conteúdos trabalhados em sala de aula.
· b) Investigar situações cotidianas da escola, desenvolvendo o olhar crítico e buscando soluções possíveis de resolução de problemas;
· c) Analisar os espaços físicos da escola, fazer o levantamento dos principais problemas e propor práticas sustentáveis, de acordo com a Agenda 21, por exemplo:
ü proliferação dos insetos, inclusive os mosquitos, em ambientes expostos ao lixo e à água parada;
ü conscientização sobre a economia de água e energia;
ü produção do lixo;
ü áreas verdes da escola;
ü barulho...
3 - AÇÕES
· Observação de situações cotidianas e comportamentos de alunos que não cooperam com o bem-estar geral;
· Levantamento dos problemas existentes na escola;
· Verificação de torneiras abertas ou alunos que ainda não sabem utilizar as torneiras;
· Pesquisa de possíveis criadouros dentro da unidade escolar, com monitoramento preventivo constante;
· Observação do acondicionamento de lixo produzido na escola;
· Coleta de água parada;
· Observação do desenvolvimento da larva do mosquito, em caso positivo;
· Cuidados semanais de verificação, com relatório para a direção da escola;
· Pesquisas na biblioteca ou internet, quando necessária;
· Estudo do meio (desperdício de água, energia, papel..);
· Criação de regras para a economia no ambiente escolar;
· Produção de cartazes a serem expostos para divulgação;
· Formação de aluno multiplicador de ações e informações;
· Outros.
4 - PÚBLICO ALVO:
5- RESPONSÁVEIS PELO PROJETO:
Orientação Educacional, Coordenação Pedagógica e Direção da Escola.
6 - DURAÇÃO:
7 - RECURSOS:
Dependências da escola.
8 - AVALIAÇÃO
Um comentário:
foi muito bom batalhao-do-bem-estara tia marileia e muito legal
Postar um comentário