segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Projeto Batalhão do Bem-Estar




1 - JUSTIFICATIVA

Neste ano,  a EC 413 Sul  iniciou o atendimento aos alunos matriculados nas Séries Iniciais, recebendo uma clientela diferenciada, tanto na formação de valores e princípios,  quanto na diversidade sócio-econômica.  Desde o início do ano letivo, alguns alunos apresentaram comportamentos inadequados dentro do ambiente escolar necessitando de uma intervenção maior por parte da Equipe Gestora e Professores da Escola. Daí a necessidade da construção deste projeto, como uma prática restaurativa para os alunos envolvidos em situações conflitantes envolvendo-os em um clima de cooperação e atitudes preventivas de sustentabilidade, combate à dengue e à produção do  lixo, desperdício de papel e sabão, violência etc. envolvendo os alunos com perfil de liderança negativa em ações positivas.

2 -  OBJETIVOS

 Geral:
·         Desenvolver práticas restaurativas diárias de observação e ação para reduzir a agressividade dos alunos envolvidos em situações conflitantes, tornando-os atuantes e participativos;

Específicos:
·        a) Praticar  atitudes diárias de respeito ao ambiente e à sustentabilidade, apoiadas nos conteúdos trabalhados em sala de aula.
·          b)  Investigar situações cotidianas da escola, desenvolvendo o olhar crítico e buscando soluções possíveis de resolução de problemas;
·            c)  Analisar os espaços físicos da escola, fazer o levantamento dos principais problemas e propor práticas sustentáveis, de acordo com a Agenda 21, por exemplo:
ü  proliferação dos insetos, inclusive os mosquitos, em ambientes expostos ao lixo e à água parada;
ü  conscientização sobre a economia de água e energia;
ü  produção do lixo;
ü áreas verdes da escola;
ü  barulho...

3 - AÇÕES
·         Observação de situações cotidianas e comportamentos de alunos que não cooperam com o bem-estar geral;
·         Levantamento dos problemas existentes na escola;
·         Verificação de torneiras abertas ou alunos que ainda não sabem utilizar as torneiras;
·         Pesquisa de possíveis criadouros dentro da unidade escolar, com monitoramento preventivo constante;
·         Observação do acondicionamento de lixo produzido na escola;
·         Coleta de água parada;
·         Observação do desenvolvimento da larva do mosquito, em caso positivo;
·         Cuidados semanais de verificação, com relatório para a direção da escola;
·         Pesquisas na biblioteca ou internet, quando necessária;
·         Estudo do meio (desperdício de água, energia, papel..);
·         Criação de regras para a economia no ambiente escolar;
·         Produção de cartazes a serem expostos para divulgação;
·         Formação de aluno multiplicador de ações e informações;
·         Outros.

4 - PÚBLICO ALVO:
 Alunos que apresentam comportamento de liderança negativa na escola.

5- RESPONSÁVEIS PELO PROJETO:
Orientação Educacional, Coordenação Pedagógica e Direção da Escola.

6 - DURAÇÃO:
 Todo o ano letivo, com períodos semanais, mensais ou bimestrais.

7 - RECURSOS:
Dependências da escola.

8 -  AVALIAÇÃO
 Os alunos serão avaliados constantemente através da mudança do comportamento, redução da agressividade e das práticas de multiplicação das  informações aprendidas.



















Um comentário:

Unknown disse...

foi muito bom batalhao-do-bem-estara tia marileia e muito legal